DEEP RUNNING

DEEP RUNNING

domingo, 26 de setembro de 2010

Aula 12: Relaxamento e Massagem

Olá!!!
A aula de relaxamento e massagem é muito gostosa mas eu dou essa aula apenas quando eu estou muito zen...

Começamos em duplas: Distribuo dois espaguetes para cada dupla. Uma pessoa vai relaxar primeiro e depois a outra. A primeira pessoa à relaxar vai deitar com um macarrão nas costas e o outro sob as pernas para flutuar melhor. Eu peço para que fechem os olhos e concentrem-se na música que deve ser bastante suave, própria para esse tipo de atividade. Enquanto isso, a outra pessoa da dupla, vai segurar no macarrão que está nas costas e vai guiar a parceira pela piscina, andando de costas, aleatoriamente. Em seguida eu dou o comando para que andem de frente. Depois voltam a andar de costas puxando o parceiro para um lado e para o outro, fazendo um zig zag. Agora vamos segurar nos pés do parceiro. Ficar fixo no lugar, empurrando e puxando o parceiro pelo pé. Em seguida fazer massagem nos pés da perceira. Trocar com a outra pessoa.

Agora a atividade é com o grupo todo e ela exige um pouco de intimidade com a água e confiança nos colegas. Formamos um círculo bem grande. Uma pessoa vai deitar sendo que, ela será carregada por um colegar que irá segurá-la pela cabeça e outro pelos pés. Seguindo o sentido horário, a pessoa que está deitada passará pelas mãos de todos os colegas que entregarão seu corpo de um para o outro com muito cuidado e carinho. Todos do grupo terão sua vez.

A última atividade é a massagem em grupo. Formaremos uma fila. Cada pessoa tem que fazer massagem na pessoa que está na sua frente. Após alguns minutos, virar para que a última pessoa da fila possa receber massagem também.

A dica de saúde de hoje é: espreguiçar pela manhã!!! sete motivos para você criar esse hábito:
1. Acorda o cérebro: ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é aumentada, mandando uma mensagem de alerta para o cérebro começar o dia.
2. Dá mais prazer: o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar, dando mais disposição ao corpo.
3. Afasta dores de cabeça: o tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.
4. Lubrifica as articulações: nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas.
5. Deixa o corpo de jovem: a partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.
6. Reduz riscos de lesões: se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento.
7. Alivia a fibromialgia: é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica), espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações.


Até a próxima!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Poderia passar as músicas que vc usa.