DEEP RUNNING

DEEP RUNNING

domingo, 22 de agosto de 2010

Aula 7: Luvas (membros superiores)


Olá!!!  Estou postando minha sétima aula!!!

Hoje a aula é com luvinhas para hidroginástica. Esse acessório é bastante utilizado em academias de hidroginástica pois podemos variar as aulas de membros superiores tornando-as mais eficientes e divertidas.
Então vamos lá...

Primeiro, gosto de começar com exercícios simples e ir dificultando aos poucos.

Série 1: As pernas sempre com joelhos bem alto, correndo no lugar. Braços começam empurrando a água para frente com a palma da mão. Estende bem o braço pra frente e volta puxando os cotovelos para trás. Sempre alternando os braços. Depois repete o movimento só que empurrando a água pra baixo. Os braços ficam na lateral do corpo próximo aos quadris. Em seguida, abrir os braços e empurrar para os lados. Depois de 1 minuto para cada exercício podemos repetir essa série mas agora com braçada dupla. Dupla para frente, para baixo e para os lados. Mais 3 minutos.

Série 2: Agora as pernas estão chutando. Em seguida bater palma em baixo da perna que está chutando. Mas tem que abrir um pouco os braços antes de bater palma para que seja gerado resistência. Vai alternando os lados. Depois encostar as duas mãos no joelho da perna que está subindo. Alternando direita e esquerda. Sempre abrindo um pouco os braços. Logo após, encostar as duas mãos na panturrilha da perna que está chutando. Por último, encostar as duas mãos no pé da perna que está chutando. Sempre alternando rápido, perna direita e esquerda. Cada exercício dura 1 minuto.

Série 3: Nessa etapa os pés vão para trás como se fosse encostar nos glúteos, alternando direita e esquerda. Os cotovelos agora estão presos, unidos ao corpo, colados. Bater palma bem rápido. Em seguida, Cruzar as mãos, direita em cima e esquerda em baixo e vai trocando. Depois, flexão e extensão do cotovelo com a palma da mão para baixo, encostando as mãos na coxa, lá no fundo. Depois fazer com a palma da mão pra cima na subida e para baixo na descida até encostar a mão na coxa. Por último, cotovelos num ângulo de 90 graus, braços paralelos movimentando para direita e para esquerda com polegares para cima. Cada um deve durar 1 minuto.

Série 4: Nessa última etapa da aula, como todos já estão muito cansados, vamos parar as pernas (não que isso vá aliviar!!). Pernas afastadas, joelhos flexionados. É preciso contrair bem o abdômem para obter equilíbrio e não sair do lugar. Braços fazendo bolinha para dentro. Depois bolinha para fora com o polegar pra cima e depois bolinha para fora com polegar para baixo. Em seguida, os braços no fundo, na lateral do corpo desenhando o número 8, bem grande. Depois bater palma lá no fundo abrindo bem os braços em seguida. Por último bater palma na frente e depois atrás, nas costas. Cada exercício deve durar 1 minuto.


A dica de saúde de hoje é: hidratação!!  Gente, a ingestão de água está ligada a dissolver a maioria das substâncias que ingerimos ou produzimos (eliminar toxinas), transportar substancias orgânicas, (principalmente o oxigênio), regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, aumentar a saciedade precoce reduzindo o apetite (coadjuvante em dietas de emagrecimento, uma vez que não possui caloria nem gordura). Daí dizer, ser um erro beber água apenas quando se tem sede. Fatores como boca seca, mal estar, diminuição da produção salivar e respiração vigorosa pela boca são sinais de que o corpo evidencia que a reposição deve ser imediata. Pequenas perdas de líquido não repostas, podem prejudicar o desempenho diminuindo a capacidade de trabalho, aumentando a temperatura corpórea e os batimentos cardíacos. O ideal é que façamos pequenas reposições de líquido durante todo o dia até completar mais ou menos 2 litros. Vamos beber água!!! 

3 comentários:

Anônimo disse...

Carol é a Maluzinha na foto?

Anônimo disse...

Ola Carol. Estou visitando hoje seu blog e a seu pedido vou colocar meu comentario sobre a producao do mesmo. E criativo e original. Me conta mais sobre beber agua porque nao tenho muito estimulo para beber como se espera. Um abraco meu, e de Deus. Alias te abencoe ele por seu empenho em trazer esta pagina ate nos. Ate outra hora. Ricardo

João Lima disse...

Tenho visitado o blog (o seu lógico), e tenho conduzido e adaptado minhas aulas de hidro de acordo com as suas aulas (por sinal excelentes idializações). Quero sinceramente agradecer por seu compartilhar de suas experiências. Forte abç do colega Ed. Físico João Lima (Fortaleza/CE)- joaolima@wellnesscenter.com.br